O artista plástico Amâncio Ribeiro deparou com uma de suas estátuas destruída, por volta das 6 horas deste domingo (01-12). O ataque ocorreu em seu ateliê, localizado na rua Barão de Melgaço, em Cuiabá. A Polícia Militar foi acionada e compareceu ao local para registro da ocorrência.
A peça, nominada “São Paletó” e que vem sendo construída há 45 dias, retrataria o “prefeito do paletó”, na manifestação pública em carreata “Fora Emanuel”, organizada por vereadores da oposição, para o próximo domingo (08-12), às 15h, na Praça das Bandeiras, na Capital.
Os criminosos utilizaram uma corda, que teria sido amarrada no pescoço da escultura, de cerca de 3 toneladas e 4,5 metros de altura.
“Foi um ato de covardia. Mas ela vai ser reerguida. Hoje mesmo, vou mandar o guincho reerguer. E, possivelmente, faça outras duas, do meu bolso”, disse Amâncio, em tom de indignação e revolta. A obra está sendo paga de forma colaborativa entre os vereadores e demais apoiadores do manifesto.
Na última sexta-feira (29-11), o vereador Abilio Junior fez um vídeo em suas redes sociais, dando um spoiler (que é quando alguém revela fatos de algum conteúdo que alguém ainda não viu) sobre a obra de arte.
No vídeo, Abilio critica a retirada do sociólogo Hélio Silva, que há meses vem manifestando, de forma pacífica e ordeira, contra a administração municipal e atos de corrupção, por ruas, avenidas e praças públicas de Cuiabá.
A retirada foi feita por fiscais da Secretaria Municipal de Ordem Pública, sob comando do coronel da reserva da Polícia Militar, Leovaldo Salles, na quinta-feira (28-11), diante da presença de policiais militares, na Av. do CPA, próximo a um shopping da região.
Segundo o sociólogo e outros apoiadores, que estavam ali no momento, não havia qualquer documento justificando a proibição do manifesto, que é direito previsto no art.5o, inciso XVI, da Constituição Federal.
No spoiler, Abilio critica o ato dos fiscais e alerta que isso não vai acontecer na manifestação domingo.
“FORA EMANUEL”
Três pautas vão ser defendidas durante a carreata de domingo, são elas: “Contra a cassação do vereador Abilio”, “Contra o aumento do salário do prefeito Emanuel” e “Retomada da CPI do Paletó”.
Sob a liderança do vereador Abilio, a manifestação tem apoio dos demais vereadores da oposição – Diego Guimarães, Dilemário Alencar, Felipe Wellaton, Marcelo Bussiki, Lilo Pinheiro e Wilson Ker-Kero.
Dana Campos
Assessoria/Vereador Abilio Junior