A Câmara de Cuiabá foi palco para sabatina de aprovação das indicações feitas pelo prefeito Emanuel Pinheiro à ocupação dos cargos para diretoria da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), responsável pela fiscalização dos serviços públicos de água, esgoto e transporte da Capital.
Foi indicado para o cargo de Diretor Regulador Ouvidor, o cantador Mário Verlangieri Ferreira Mendes, que é primo do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.
Recentemente, o ministro Gilmar esteve reunido na Prefeitura de Cuiabá com o prefeito Emanuel e seu filho, o deputado federal Emanuelzinho. Na ocasião, os três visitaram o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), dias antes de sua sexta inauguração.
Durante a sabatina, o vereador Abilio apurou junto às redes sociais a ligação entre Mário e o prefeito Emanuel . Diante das informações, o parlamentar indagou ao sabatinado sobre essa relação e como surgiu a indicação ao cargo.
“Eu pesquisei aqui e vi que o senhor tem uma empresa que sua mãe é sócia (confirmado por Mario). E pesquisando o nome dela, vejo que ela é amiga da senhora Maria Helena Freitas Pinheiro, mãe do prefeito Emanuel. Como é a relação de vocês?”, questionou Abilio.
“Nunca pedi nada lá ao Ministro do STF, nem a ninguém. Ele me conhece. Conhece meu trabalho lá na Agência Desenvolve MT, que fiscalizava os serviços de Estado, acredito que por isso me fez o convite. Agora não vou negar aqui. Elas são amigas, almoçam juntas todo domingo no shopping”, disse Mario sobre a amizade entre sua mãe e a do prefeito Emanuel, ao explicar a sua relação com o prefeito Emanuel.
Mario afirmou durante a sabatina que conheceu a Arsec há poucos dias e não possuir muito conhecimento técnico sobre as áreas que a Agência lida. O que, para Abilio, seria fundamental. “Penso que o cargo requer um conhecimento técnico na área. E ele afirmou não ter. Mesmo dizendo que aprende rápido, penso que para lidar com essas questões deve ser alguém que tenha conhecimento amplo sobre a área e não que seja só mais um amigo do prefeito, que tem demonstrado um péssimo gestor municipal”, disse.
VOTAÇÃO
A indicação do contador Mário para o cargo de Diretor Regulador Ouvidor foi aprovada por 13 votos favoráveis e 3 contrários pelos vereadores Abilio Junior, Marcelo Bussiki e Felipe Wellaton.
Na ocasião também foi aprovada por unanimidade a indicação do advogado Alexandro Adriano Lisandro de Oliveira para o cargo de Diretor Presidente.
Estiveram ausentes na votação os vereadores Diego Guimarães, Lilo Pinheiro e Wilson Kero Kero, dentre outros.
Dana Campos
Reportagem
Francinei Marans
Fotografia