Destacando a importância de debater sobre as questões urbanísticas, territoriais, logísticas e de infraestrutura de trânsito voltadas para Cuiabá, o vereador Abilio Junior (PSC) cobrou do Instituto de Desenvolvimento Urbano (IPDU) maior transparência e publicidade das atividades relacionadas à revisão do Plano Diretor Estratégico de Cuiabá.
Conforme o parlamentar, a Prefeitura Municipal tem investido mais de R$ 27 milhões nos primeiros seis meses deste ano com publicidade e propaganda em veículos de imprensa, contudo, tem dado pouca visibilidade às temáticas do Plano Diretor. “Isso significa que a Prefeitura gasta mais de um R$ 1 milhão por dia em propaganda. É quase R$ 150 mil por dia para dizer para população que tudo está uma maravilha. O que não é verdade”, disse, reforçando que a Prefeitura de Cuiabá tem gasto com campanha publicitária para mostrar uma imagem que, na prática, é outra.
“Assim como tem feito com a saúde, que insiste mostrar na mídia que está humanizada. Mas o que vemos todos os dias são pessoas morrendo nos corredores do Pronto Socorro, carecendo de um atendimento digno nas unidades de saúde primária e secundária, como nas UPA’s e Policlínicas”, contesta Abilio.
Sobre o Plano Diretor, afirma o parlamentar, o Poder Executivo tem agido da mesma forma. “É um assunto tão importante, do qual traça todo o rumo que nossa cidade tem que seguir e, mais uma vez, a população está à margem dessa discussão. Não vemos uma publicidade maciça para buscar a participação do cidadão nesse processo”, diz Abilio.
Em reunião realizada na última quinta-feira (22-11) junto ao IPDU, o vereador reiterou sobre a necessidade de haver maior publicidade das audiências para debater sobre o Plano. Também questionou a respeito da falta de diálogo do IPDU com as demais secretarias, principalmente com a Secretaria de Políticas Comunitárias, na construção do processo de revisão do plano diretor. “Acredito que uma maior integração e participação das Secretarias possa culminar em uma maior participação e mobilização popular”, disse Abilio sobre a importância da participação da população.
Segundo o diretor de Revisão do Plano Diretor, Lauro Boa Sorte Carneiro, a Prefeitura tem dado publicidade às discussões por meio de informações publicadas no site da Prefeitura (www.cuiaba.mt.gov.br), exposição de faixas e anúncios em carros de som nos bairros, além de convites individuais.
Além disso, salientou que serão realizadas cerca de 40 audiências nas regionais de Cuiabá, sendo a cidade dividida em microrregiões, havendo o agrupamento de 4 a 6 bairros por audiência.
Entretanto, o vereador disse ter sido insuficiente, diante de tamanha participação da população. “Penso que o cidadão tem que ter outros meios de acesso a essa informação, que a Prefeitura tem que dá a devida importância a essa temática e buscar divulgar de forma efetiva esses encontros. Dar publicidade ao assunto, na mesma proporção que ela dá para a ‘humanização da saúde’”, comparou Abilio.
Reportagem
Dana Campos
Fotografia
Francinei Marans