Vereador Abilio Junior | Aquele que chamaram a polícia para não fiscalizar.

Demolição da ‘Ilha da Banana’

Silvana Ribas, repórter do Gazeta Digital

 Conjunto de casas localizadas na região conhecida como “Ilha da Banana” pode ter demolição iniciada em 30 dias. Garantia foi dada pelo secretário de Cidades (Secid), Wilson Santos a uma comissão integrada por vereadores da Capital, que fez uma vistoria no local na última quinta-feira (9).

Segundo o vereador Abílio Júnior (PSC), em cerca de uma hora e meia o grupo percorreu os casarões abandonados da Ilha da Banana e no Centro Histórico, precisamente na rua Galdino Pimentel. Subiu ainda as escadarias do Morro da Luz.

De acordo com o vereador, a visita deve subsidiar a realização de uma audiência pública envolvendo o tema das “Cracolândias” e o problema que trata da saúde mental de moradores de rua da cidade.

Hoje, o conjunto de cerca de 15 imóveis da Ilha das Bananas, representa insegurança para toda sociedade, pois se transformou em um local de abrigo de usuários que, em sua grande maioria, praticam furtos e roubos nas ruas do Centro Histórico e em pontos de coletivo da região.

Ela será responsável por fazer o cadastramento dos moradores de rua e usuários, para que possam ser incluídos em programas que os retirem das ruas.Mas apesar da possibilidade de demolição das casas, a Secid disse que só poderá ocorrer depois que os moradores de rua tenham sido retirados dos prédios que ocupam. Por isso o vereador destaca a importância do empenho da Secretaria Municipal Assistência Social no processo.

Segundo assessoria da Secid, a Superintendência de Desapropriações confirmou que há um empenho por parte da Secretaria de que as demolições ocorram em 30 dias. Porém, ainda há pendências jurídicas envolvendo proprietários de imóveis

Desde o mês de março de 2016 o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) autorizou a demolição de 15 imóveis da Ilha conhecida como Largo do Rosário. Alguns moradores antigos ainda resistem a retirada, após as desapropriações.

Segundo ele, durante o percurso se depararam com mais de 30 usuários de drogas em situação degradante, bem como flagraram situações de tráfico de entorpecentes e prostituição. A visita teve apoio da Polícia Militar e foi acompanhado pelo Secretário Municipal de Ordem Pública, Leovaldo Sales.

Facebook Comentários

Demolição da 'Ilha da Banana'

Silvana Ribas, repórter do Gazeta Digital  Conjunto de casas localizadas na região conhecida como “Ilha da Banana” pode ter demolição iniciada em 30 dias. Garantia foi dada pelo secretário de Cidades (Secid), Wilson Santos a uma comissão integrada por vereadores da Capital, que fez uma vistoria no local na última quinta-feira (9). Segundo o vereador Abílio Júnior (PSC), em cerca de uma hora e meia o grupo percorreu os casarões abandonados da Ilha da Banana e no Centro Histórico, precisamente na rua Galdino Pimentel. Subiu ainda as escadarias do Morro da Luz. De acordo com o vereador, a visita deve