Vereador Abilio Junior | Aquele que chamaram a polícia para não fiscalizar.

Feirantes buscam apoio do Legislativo para alterar projeto da Prefeitura que visa mudança de instalação

Representantes da Associação de Feirantes (Assof) e do Sindicato dos Feirantes Ambulantes de Cuiabá e Várzea Grande (Sindi Feirantes) estiveram na sessão da Câmara Legislativa dessa terça-feira (05-02), com o propósito de buscar apoio dos parlamentares diante do projeto da Prefeitura de Cuiabá que visa mudar a distribuição dos lotes das feiras da cidade.

O vereador Abilio Junior (PSC), Felipe Wellaton (PV), Diego Guimarães (PP) e Dilemário Alencar (Pros) manifestaram apoio imediato à causa, participando da reunião realizada posterior à sessão entre os feirantes e a Presidência da Casa Legislativa.

Segundo o presidente da Assof, Mario Carreiro dos Santos, o projeto proposto pela Prefeitura seria em cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público, diante de denúncias de falta de estrutura e organização das feiras em Cuiabá. Contudo, reclamou o representante, o projeto pretendido pela Prefeitura não atenderia a todos os feirantes. Inicialmente, a mudança seria na Feira do CPA II, realizada aos domingos, na Avenida Brasil.

De acordo com Mario, atualmente, atuam 452 feirantes na Capital. Porém, o projeto atenderia somente 249. “Quase metade de nós ficará sem ter espaço para trabalhar com esse projeto”, explicou. O presidente salientou ainda outro problema que afeta a classe. “Hoje tem um grupo privado que ‘tá’ lucrando com o nosso trabalho. O que queremos que isso mude. Que o fundo arrecado não vá para o bolso dessas pessoas, mas, sim, seja revertido em benefícios para todos nós feirantes e dos nossos clientes”, disse Mario, sobre o pagamento feito pelo feirante de uma taxa de R$ 5,00 por cada lote que possui.

Diante de toda celeuma, ficou agendada uma nova reunião para as 17h para ajustamento do projeto e sua execução. “Queremos que a Prefeitura nos ouça. Dê vós às nossas questões e necessidades. Tão podemos ficar prejudicados e com o projeto como ‘tá’ apresentado afeta diretamente no nosso ganha pão”, disse Mario.

Dana Campos 
Reportagem

 

Facebook Comentários

Feirantes buscam apoio do Legislativo para alterar projeto da Prefeitura que visa mudança de instalação

Representantes da Associação de Feirantes (Assof) e do Sindicato dos Feirantes Ambulantes de Cuiabá e Várzea Grande (Sindi Feirantes) estiveram na sessão da Câmara Legislativa dessa terça-feira (05-02), com o propósito de buscar apoio dos parlamentares diante do projeto da Prefeitura de Cuiabá que visa mudar a distribuição dos lotes das feiras da cidade. O vereador Abilio Junior (PSC), Felipe Wellaton (PV), Diego Guimarães (PP) e Dilemário Alencar (Pros) manifestaram apoio imediato à causa, participando da reunião realizada posterior à sessão entre os feirantes e a Presidência da Casa Legislativa. Segundo o presidente da Assof, Mario Carreiro dos Santos, o