Cerca de 2 mil pessoas participaram da manifestação em carretada, que contou com mais de 1 mil veículos em buzinaço pelas principais ruas de Cuiabá, neste domingo (08-12).
Liderada pelo vereador Abilio Junior, com apoio dos demais vereadores de oposição – Felipe Wellaton, Dilemário Alencar, Marcelo Bussiki, Wilson Kero-kero, Lilo Pinheiro e Diego Guimarães – o ato foi alusivo ao Dia Internacional contra Corrupção, celebrado hoje (09-12).
Na pauta do ato estavam a “Retomada da CPI do Paletó”, “Não ao aumento do salário do prefeito” e Não à cassação do vereador Abilio”.
Para a contadora Ana Lúcia de Moraes, de 26 anos, a manifestação foi uma demonstração clara de que os cuiabanos estão mais participativos na política.
“Se os políticos pensam que o povo continua inerte às falcatruas e esquemas de corrupção que ainda persistem no nosso país, eles estão enganados. O povo acordou. Ano que vem as urnas vão mostrar isso”, desabafou em tom de indignação sobre os recentes fatos políticos ocorridos na Capital.
Para Abilio, que sofre processo de cassação pela Câmara de Cuiabá, a manifestação realmente mostrou que a política cuiabana está mudando.
“Eu estou passando por uma cassação meramente política. Querem nos tirar por oito anos, nos deixar inelegível, por combater práticas de corrupção. Mas o povo está vendo tudo isso. E ano que vem será o grande momento para eles comprovarem essa mudança”, comemorou Abilio, em razão do grande números de pessoas que foram às ruas pedir “Fora Paletó”, mesmo de baixo de forte chuva.
A carreata partiu da Praça das Bandeiras, percorrendo as avenidas do CPA, Getúlio Vargas, Isaac Póvoas, Rua Barão de Melgaço, encerrando em frente ao prédio da Câmara.
Foram aproximadamente duas horas de duração, com apoio da Polícia Militar e Secretaria de Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
Durante todo o percurso, o ato contou com a exposição da estátua “São Paletó”, do artista plástico Amâncio Ribeiro.
A peça chegou a ser alvo vândalos, no dia 1º deste mês. A suspeita era de que a ação teria sido praticada por possíveis aliados do prefeito, por conta da carreata.
Dana Campos
Assessoria/Vereador Abilio Junior (PSC)
Francinei Marans
Fotografia