O defensor público Rogério Borges Freitas recebeu, no dia 19 de agosto de 2019, uma Moção de Aplausos pelos relevantes serviços prestados à sociedade ao longo de sua carreira. A homenagem foi proposta em comemoração ao Dia do Advogado, como reconhecimento pela atuação e reconhecimento na Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso.
Dr. Rogério possui graduação em ciências jurídicas – faculdades integradas de Três Lagoas (2001). Possui pós-graduação em processo civil pelo Instituto de Ensino LFG 2005. Defensor Público do Estado de Mato Grosso – Núcleo Cível e Núcleo Fundiário Foi Professor de Direito Civil e Processo Civil na Universidade de Cuiabá – UNIC e na Universidade Paulista – UNIP – campus ICEC.
É Professor de Direito Civil da Faculdade FASIPE CPA – Cuiabá-MT. Mestrando em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas – MINTER PPGCJ / FASIPE – CPA, linha de pesquisa Instrumentos de efetivação dos direitos da personalidade Participou como membro da banca do exame oral para o Concurso de Defensor Público do Estado de Mato Grosso 2016.
Atualmente coordena o Departamento de Ensino a Distância – EAD – no âmbito da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso. MBA Executivo em Direito. Gestão e Business Law pela Fundação Getúlio Vargas – Brasília-DF em andamento. Primeiro Subdefensor Público-Geral do Estado de Mato Grosso. Gestão 2019/2020.
Para ele, essa homenagem transcende a questão pessoal e representa uma valorização do Poder Legislativo Municipal da capital para a advocacia mato-grossense. “O vereador Abílio Junior, ao lembrar-se do Dia do Advogado, demonstra um respeito à classe e um apreço a área profissional. Eu sinto-me honrado por poder representar os 26 mil advogados de Mato Grosso nessa homenagem.”
Para representar os demais advogados lotados na defensoria publica do Estado de Mato Grosso, a servidora Thereza Cristina Sales Peres, servidora da Defensoria há 15 anos, recebeu das mãos do vereador Abílio também uma homenagem, ela disse que o trabalho da Defensoria é árduo, muitas pessoas procuram a defensoria em desespero e a defensoria auxilia da melhor forma a sociedade nos procedimentos que devem ser tomados.