Ao checar informações junto ao Portal da Transparência, o vereador Abilio Junior (Podemos) constatou que a empresária Christiany Fonseca, que seria proprietária da empresa Analisando Instituto de Pesquisa e Opinião Pública, é professora efetiva do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), com salário de R$ 12.763, além de ser secretária-adjunta da Secretaria de Turismo, com proventos na ordem de R$ 11.773.
Conforme foi noticiado, em julho deste ano, pelo site RD News, Christiany teria lançado no mercado mato-grossense o instituto com o objetivo de trabalhar com avaliação das administrações públicas e eleitorais.
Com esse propósito analítico, foi divulgada nessa quarta-feira (26-08) uma pesquisa sobre as intenções de voto para prefeito de Cuiabá. A pesquisa apontou o atual prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) em primeiro lugar, com 38,1% dos votos; seguidos do apresentador e ex-prefeito de Cuiabá, Roberto França (Patriota), com 14%, e Abilio Junior (Podemos), com 9,2%; respectivamente em segundo e terceiro lugares.
Contudo, a pesquisa foi colocada em suspeição pelos vereadores Abilio e Diego Guimarães (Cidadania), por conta da relação de subordinação existente entre a empresária e o prefeito Emanuel Pinheiro, dentre outras informações apuradas.
Devido aos levantamentos feitos junto ao Portal de Transparência de Cuiabá, o vereador Abilio assegurou que encaminhará os fatos junto ao Ministério Público para demais averiguações.
Dana Campos
Assessoria de Imprensa